A Escola Municipal Profª Ezelita Souza Vieira foi construída em 1993, sob o cadastro do MEC/Inep 29088500 e a autorização de funcionamento Ato de Criação 0112/93 D.O 11/08/93 na gestão do prefeito Itamar Lima Chaves devido à grande necessidade por conta do crescimento da população onde ela estar localizada. Foi dado esse nome a esta unidade escolar em homenagem a professora Ezelita Souza Vieira filha de Elenivo Oliveira também ex prefeito deste município, que a mesma lecionou nesta por alguns anos.
A Escola Ezelita é de pequeno porte, com poucas modificações na sua estrutura física desde a sua construção. Não é murada e está localizada na rodovia Volta Grande s/n na cidade de Tapiramutá Bahia. Telefone: (74) 3635 2621, e-mail: escmulezelitasouza@hotmail.com. Faz parte da Rede Municipal de Ensino com funcionamento nos turnos Matutino e Vespertino que atende uma clientela de 206 alunos com modalidade de ensino Educação Infantil ao 5º ano. A escola alcançou o resultado de 4.1 referente ao IDEB 2009.
Funcionando com a seguinte estrutura física administrativa e pedagógica: Uma diretora e uma vice-diretora, uma Coordenadora Pedagógica, uma Secretária, uma assistente adminstrativa, 08 professores, 04 funcionários e uma monitora.
O espaço físico desta Unidade Escolar é constituído por 05 salas de aulas espaçosas e arejadas, 02 banheiros, 01 masculino e o outro feminino, 01 cantina, 01 secretaria, 01 pátio interno pequeno, 01espaço pequeno onde guarda todo material de limpeza e material didático. Ela não é murada e tem um espaço externo amplo onde é usado pelos os alunos nas atividades extraclasse e na hora do recreio.
QUADRO DE FUNCIONÁRIOS:
Eliana Almeida Silva Ribeiro - Diretora
Luciana Marinho da Silva - Vice-diretora
Taíze Vidreira de Camargo Leite - Coordenadora
Suely Barreto Oliveira - Secretária
Diléia Almeida - Assistente adminstrativa
Elenilza Alves Paciência - Professora
Erisneide Santana Silva - Professora
Élia Moura Chagas - Professora
Arinei Cardoso Ramos - Professora
Luciana Marinho da Silva - Professora
Lílian Mendes Queroz - Professora
Margarete Moreira dos Santos - Professora
Adinólia Santana Sena - Professora
Geny Maria de Matos Oliveira - Monitora
Valdira dos Santos Silva - Agente de Portaria
Maria Célia Marques de araujo - Agente de portaria
Edilene Araujo dos Santos - Agente de Portaria
Agnaldo Rodrigeues da Silva - Porteiro
QUADRO DE FUNCIONÁRIOS:
Eliana Almeida Silva Ribeiro - Diretora
Luciana Marinho da Silva - Vice-diretora
Taíze Vidreira de Camargo Leite - Coordenadora
Suely Barreto Oliveira - Secretária
Diléia Almeida - Assistente adminstrativa
Elenilza Alves Paciência - Professora
Erisneide Santana Silva - Professora
Élia Moura Chagas - Professora
Arinei Cardoso Ramos - Professora
Luciana Marinho da Silva - Professora
Lílian Mendes Queroz - Professora
Margarete Moreira dos Santos - Professora
Adinólia Santana Sena - Professora
Geny Maria de Matos Oliveira - Monitora
Valdira dos Santos Silva - Agente de Portaria
Maria Célia Marques de araujo - Agente de portaria
Edilene Araujo dos Santos - Agente de Portaria
Agnaldo Rodrigeues da Silva - Porteiro
PERFIL DOS ALUNOS
Os alunos desta Unidade Escolar, em sua maioria são carentes alguns moram na zona rural e utiliza transporte escolar público. Esses alunos moram em casa simples, humilde, sem piso e sem conforto, alguns não têm televisão, geladeira, ainda usam fogão a lenha. Os pais desses alunos trabalham na lavoura como na colheita do café e do feijão para o sustento da sua família. É constituída por uma comunidade bastante carente e com uma série de problemas sociais como: violência, alcoolismo, descontrole familiar, entre outros.
Os alunos desta Unidade Escolar, em sua maioria são carentes alguns moram na zona rural e utiliza transporte escolar público. Esses alunos moram em casa simples, humilde, sem piso e sem conforto, alguns não têm televisão, geladeira, ainda usam fogão a lenha. Os pais desses alunos trabalham na lavoura como na colheita do café e do feijão para o sustento da sua família. É constituída por uma comunidade bastante carente e com uma série de problemas sociais como: violência, alcoolismo, descontrole familiar, entre outros.
Apesar de tudo isso a maioria desses alunos respeita a equipe escolar, são poucas as ocorrências de violência na escola, são alunos carinhosos, esforçados, participativos, alguns apresentam carência afetiva familiar, eles demonstram interesse pelo esporte, tipo futebol por ter uma quadra esportiva que fica na comunidade próxima a todos.
Quanto ao lazer ainda são poucas as opções nesta comunidade e algumas das pessoas participam das comemorações culturais da cidade.
PERFIL DA COMUNIDADE
Quanto ao lazer ainda são poucas as opções nesta comunidade e algumas das pessoas participam das comemorações culturais da cidade.
PERFIL DA COMUNIDADE
A escola é constituída por uma comunidade carente, de baixa renda, de pouca escolarização e muitos ainda, analfabetos. Sem opção de comércio local, ruas sem calçamentos,sem saneamento básico, sem nenhuma segurança.
Quando se refere à educação, a frequência desses pais na escola é muito baixa por conta deles terem que trabalhar para sua sobrevivência e de sua família. Chegam tarde e cansados e outros não veem a escola importante para sua vida. Por isso não querem estudar. Esta é a questão de ainda existir famílias analfabetas e outras com poucas aprendizagens, porque deixou de estudar ainda quando era criança.
Quando se refere à educação, a frequência desses pais na escola é muito baixa por conta deles terem que trabalhar para sua sobrevivência e de sua família. Chegam tarde e cansados e outros não veem a escola importante para sua vida. Por isso não querem estudar. Esta é a questão de ainda existir famílias analfabetas e outras com poucas aprendizagens, porque deixou de estudar ainda quando era criança.
Olá Eliana,
ResponderExcluirBelo blog. Gostei das fotos e da organização do texto. Pode agora continuar usando o blog para a divulgação das atividades, ações e projetos da sua escola.
Parabéns!
Mary